Como fortalecer a cultura organizacional com estratégias de engajamento - Vertem
Skip links

Como fortalecer a cultura organizacional com estratégias de engajamento

PUBLICADO EM:
11 setembro, 2023

PUBLICADO EM:
Artigos

A cultura organizacional de uma empresa é criada com base em seus valores, princípios, práticas e políticas internas. Além disso, é uma forma da marca se posicionar e se destacar no mercado.

A cultura organizacional desempenha um papel fundamental no sucesso e na sustentabilidade de qualquer empresa. É a cultura que molda os valores, crenças, comportamentos e atitudes dos colaboradores em relação ao trabalho e à organização como um todo. 

Uma cultura forte e positiva é um diferencial competitivo, pois influencia diretamente o desempenho dos colaboradores, a satisfação dos clientes e a capacidade da empresa de se adaptar às mudanças do ambiente de negócios.

No entanto, construir e manter uma cultura organizacional sólida não é uma tarefa fácil. Requer um comprometimento contínuo e estratégias eficazes de engajamento dos colaboradores. 

As estratégias de engajamento são iniciativas projetadas para envolver os colaboradores, motivá-los e criar um senso de pertencimento à organização. Elas são essenciais para fortalecer a cultura organizacional de várias maneiras.

Sabendo que a cultura organizacional tem uma grande responsabilidade em manter colaboradores fiéis e motivados, o que fazer para fortalecê-la dentro da organização?

Independentemente do modelo de trabalho adotado pela empresa, seja presencial, remoto ou híbrido, uma das formas de reforçar os valores da empresa e da marca, é realizando ações estratégicas de engajamento e incentivo .

Estratégias de engajamento para fortalecer a cultura organizacional

1. Comunicação transparente

Estabeleça uma comunicação aberta e transparente para promover o engajamento dos colaboradores. Realize reuniões regulares, boletins informativos, intranet, e-mails, sessões de feedback e fóruns de discussão. Manter os colaboradores atualizados sobre as metas, objetivos, decisões e resultados da empresa ajuda a criar um senso de envolvimento e pertencimento.

2. Invista em gamificação

Crie jogos dinâmicos para engajar seus colaboradores dentro das equipes, promovendo reflexões sobre os valores da empresa para a busca de soluções, resolução de problemas e premie os colaboradores que se destacarem;

3. Ofereça treinamentos para desenvolvimento e capacitação

Invista no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores. Esta é uma das estratégias de engajamento mais eficazes. Ofereça treinamentos, workshops, mentoring, coaching e programas de desenvolvimento de liderança. 

Oportunidades de crescimento profissional e pessoal demonstram o comprometimento da organização com o desenvolvimento dos colaboradores, incentivando-os a se engajar e se dedicar ao trabalho.

Os melhores talentos estão interessados em aprender cada vez mais e ao oferecer treinamentos você tem a oportunidade de reforçar a cultura organizacional, reconhecendo o valor de cada colaborador;

4. Crie campanhas de incentivo para reconhecer e recompensar colaboradores

Reconheça e recompense os esforços e conquistas dos seus colaboradores, pois é uma poderosa estratégia de engajamento. As campanhas de incentivo podem englobar uma série de ações que promovem o engajamento dos colaboradores entre si e principalmente com a marca. 

Crie desafios de vendas ou de tarefas, programas de reconhecimento, prêmios, elogios públicos, bônus ou promoções e estabeleça metas alcançáveis. 

O reconhecimento valoriza o trabalho dos colaboradores, fortalece sua motivação e senso de orgulho, e reforça os comportamentos desejados pela cultura organizacional;

5. Estimule a contribuição social e a solidariedade

Estabeleça desafios de contribuição social através de doações de alimentos, agasalhos, brinquedos para crianças etc. O engajamento aqui se dá através do altruísmo, sem qualquer expectativa de recompensa. É “fazer o bem sem olhar a quem”. 

6. Inspire a sustentabilidade

Através de comunicação interna, reforce a importância de se economizar água, por exemplo, com informações relevantes sobre sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente. 

7. Estimule o autocuidado com a saúde física, mental e emocional

Ofereça além dos planos de saúde, planos de atividade física e estimule cada colaborador a cuidar também da saúde mental e emocional. Programas de bem-estar e qualidade de vida, por exemplo, são essenciais nesse conjunto de cuidados com a saúde.

Cuidar do bem-estar dos colaboradores é uma estratégia que fortalece a cultura organizacional. Qualidade de vida também está relacionada com a flexibilidade de horários. Ao demonstrar preocupação com o bem-estar dos colaboradores, a organização incentiva um ambiente saudável e fortalece o senso de cuidado e pertencimento.

8. Incentive a participação e o envolvimento

Inclua os colaboradores no processo de tomada de decisão e no planejamento estratégico da empresa. Esta é também uma poderosa estratégia de engajamento. Faça isso através de pesquisas de opinião, grupos de trabalho, comitês ou programas de sugestões e ideias. 

Permitir que os colaboradores tenham voz ativa e se sintam ouvidos e valorizados cria um ambiente participativo e fortalece a cultura de colaboração.

9. Organize eventos e atividades de integração

Realize eventos e atividades de integração para promover a interação entre os colaboradores e reforçar os laços de equipe. Além dos famosos happy hours e confraternizações, organize com a participação deles, eventos esportivos, workshops, atividades sociais, entre outros. 

Essas iniciativas ajudam a construir relacionamentos, melhoram a colaboração e criam um ambiente de trabalho mais descontraído e harmonioso.

Diversas outras ações podem ser elaboradas para promover o engajamento de colaboradores dentro de uma empresa. O importante é que todas elas reforcem o DNA da cultura organizacional, refletindo a ética e a moral da empresa.

Dados da “Pesquisa Global de Cultura 2021” da PWC Global revelaram que o impacto positivo da cultura é sentido mais fortemente em organizações nas quais toda a força de trabalho vê seus líderes agindo de maneira autêntica. Dos entrevistados que dizem que os líderes de suas organizações são ‘modelos de valor, propósito e cultura’, 83% também dizem que a cultura foi uma fonte de vantagem competitiva durante a pandemia e 83% dizem que a cultura de sua organização possibilitou iniciativas de mudança acontecer.

São descobertas que apontam um desafio permanente para os líderes, que é traduzir o discurso sobre cultura em ações que sejam sentidas todos os dias em todos os níveis da organização.

Por isso a importância de líderes e gestores estarem sempre à frente de ações que estimulem o engajamento de todos. Essas iniciativas são fundamentais para fomentar a “culturalização” corporativa, trazendo o bem-estar ao ambiente e consequentemente incentivando seus colaboradores.

Resultados das ações de engajamento

1. As estratégias de engajamento ajudam a criar um ambiente de trabalho positivo e inspirador.

Ao se sentirem engajados, valorizados e motivados, os colaboradores têm uma perspectiva mais positiva em relação ao trabalho e à empresa. 

É através de um clima organizacional saudável, que os colaboradores se sentem encorajados a dar o seu melhor e a contribuir com suas ideias e habilidades para o sucesso da organização. Como resultado, a cultura organizacional se fortalece, pois é alimentada por uma atitude positiva e colaborativa.

2. As estratégias de engajamento ajudam a construir um senso de pertencimento e identificação dos colaboradores com a organização. 

Colaboradores que se sentem parte integrante da empresa, estão mais propensos a abraçar seus valores, missão e objetivos. 

Eles se tornam embaixadores da cultura organizacional, disseminando-a entre seus colegas e influenciando positivamente o comportamento dos demais. É o que gera uma cultura coesa, onde todos estão alinhados e comprometidos com os mesmos princípios e propósitos.

3. Um outro benefício das estratégias de engajamento é o aumento da produtividade e do desempenho dos colaboradores. 

Quando os colaboradores estão engajados, sentem-se mais motivados e satisfeitos com seu trabalho. Eles estão dispostos a se esforçar além do esperado e a buscar constantemente a excelência. Isso resulta em maior produtividade, qualidade do trabalho e eficiência operacional.

4. As estratégias de engajamento contribuem para a retenção de talentos. 

Colaboradores engajados e satisfeitos com sua experiência na organização são mais propensos a permanecer na empresa por longos períodos. Além de reduzir os custos de rotatividade de pessoal, permite que a empresa retenha talentos valiosos, que conhecem a cultura, os processos e as peculiaridades do negócio. 

Conclusão

Como uma via de mão dupla, uma empresa que valoriza o engajamento incentiva o autodesenvolvimento, estimula o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores, possui uma forte cultura organizacional. 

Não meça esforços ao investir em ações estratégicas de engajamento, pois os resultados tornam-se cada vez mais positivos para o fortalecimento da cultura organizacional da sua empresa. 

Conheça a Vertem, a primeira holding no Brasil especialista no desenvolvimento de ecossistemas de negócios e em estratégias de engajamento e fidelização.

Muito sucesso em suas estratégias!

Compartilhe este artigo com seu time de recursos humanos!

COMPARTILHE EM