Como motivar funcionários em uma empresa de grande porte - Vertem
Skip links

Como motivar funcionários em uma empresa de grande porte

PUBLICADO EM:
16 outubro, 2023

PUBLICADO EM:
Artigos

A motivação está muito atrelada às ações de incentivo e engajamento. Portanto, saber como motivar funcionários é pensar em ações que os mantenham felizes.

Saber como motivar funcionários é fundamental para o sucesso de uma organização, especialmente para empresas de grande porte, onde há uma grande diversidade e uma vasta gama de pessoas com diferentes habilidades e experiências.

Ao planejar campanhas de incentivo, por exemplo, empresas de grande porte costumam vislumbrar super prêmios ou ações muito requintadas. Sim, as ações precisam estar de acordo com a estrutura e porte de uma empresa, mas você pode se surpreender ao ver como benefícios mais simples podem impactar na motivação de um funcionário.

Mais importante do que premiar está o valor agregado em cada recompensa. Um dia a mais de trabalho remoto pode significar muito mais para um funcionário, do que ser premiado com algum eletrônico, por exemplo.

Assim como também não adianta você querer premiar um funcionário com uma bela cesta de vinhos se ele não ingere bebida alcoólica. Por isso é importante conhecer bem seus funcionários.

Além disso, ao reconhecer que eles são os responsáveis por movimentar toda a “máquina” que é uma empresa e mantê-la em perfeito funcionamento, escolha as melhores ações para manter seus funcionários engajados e motivados.

Para isso, torna-se essencial uma boa pesquisa que permita conhecer melhor seus liderados. Além disso, há várias outras ações simples e cotidianas que podem te ajudar a se aproximar mais dos seus funcionários.

Que sejam ações dinâmicas, proporcionando a todos um sentimento de pertencimento, seja individual ou coletivo, fazendo com que sintam orgulho em vestir a camisa da empresa.

Como motivar funcionários: 12 dicas básicas

1. Seja exemplo

Uma das formas mais eficazes de motivar uma equipe é revelando sua própria história com a empresa e o quanto você já trilhou para alcançar a liderança.

2.  Conheça cada funcionário

Um bate papo informal em um café ou em um almoço pode ajudar a quebrar o gelo, criando oportunidades para você conhecer a história de cada um. Dessa forma, você saberá como motivar funcionários de forma individual.

3. Esteja disponível

Um bom líder precisa ter as “portas” abertas para ouvir seus liderados. Estar disponível não significa deixar que suguem suas energias. Por isso é importante ser transparente e esclarecer, de forma humanizada, sobre como você gosta de trabalhar nesse sentido. Essa postura gera confiança.

4. Reforce a credibilidade na cultura organizacional

Toda empresa possui em seu DNA, valores e regras que precisam ser apresentados desde o primeiro contato do funcionário com a marca. A cultura organizacional é esse conjunto de características que formam sua identidade, responsável por manter seus funcionários motivados e com credibilidade na empresa.

5. Monitore o clima organizacional 

Faça pesquisas de clima e através de análises, entenda a rotina de seus funcionários. Um bom clima proporciona bem-estar físico, emocional, social e psicológico, o que resulta em funcionários motivados.

6. Mantenha a comunicação efetiva

A comunicação clara e aberta é essencial para motivar os funcionários. Os gestores devem fornecer feedback regularmente, reconhecer as conquistas dos colaboradores e estar disponíveis para ouvir suas preocupações. 

7. Compartilhe novos objetivos

Compartilhar informações sobre novos objetivos, permite que os funcionários se sintam parte integrante do processo decisório.

8. Invista no desenvolvimento dos funcionários

Oferecer programas de treinamento e capacitação, bem como oportunidades de avanço na carreira, mostra aos colaboradores que eles são valorizados e que a empresa está comprometida em ajudá-los a crescer e progredir.  É uma maneira eficaz de motivá-los. 

9. Estabeleça metas claras

Definir metas claras e alcançáveis ​​para os funcionários é crucial para mantê-los motivados. As metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazos definidos. Ao estabelecer metas desafiadoras, mas alcançáveis, os funcionários se sentirão estimulados a superar seus próprios limites e alcançar os resultados esperados.

10. Incentive a criatividade e a inovação

Dar aos funcionários a liberdade de explorar novas ideias, experimentar abordagens inovadoras e contribuir com soluções criativas para os desafios da empresa pode ser extremamente motivador. Estimular a criatividade e a inovação demonstram que a empresa valoriza a contribuição individual e encoraja o crescimento profissional.

11. Zele pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal é essencial para a motivação dos funcionários. Oferecer flexibilidade no horário de trabalho, opções de trabalho remoto e programas de bem-estar são maneiras de demonstrar zelo pela vida de seus funcionários.

12. Reconheça e recompense

O reconhecimento pelo bom desempenho é um poderoso motivador. É importante estabelecer programas de reconhecimento que valorizem e premiem os funcionários que se destacam em suas funções. Isso pode ser feito através de elogios públicos, programas de bonificação, prêmios ou oportunidades de crescimento profissional.

Todas essas dicas podem ser aplicadas por qualquer empresa. No entanto, se você comanda uma empresa de grande porte, é fundamental que a mesma possua um bom planejamento estratégico de incentivo e engajamento dentro de um ecossistema de negócios bem desenvolvido.

De uma forma mais específica, a gestão de campanhas de incentivo em empresas de grande porte são mais complexas e precisam contar com um sistema robusto na nuvem, que possibilitará um auto gerenciamento, otimizando o tempo e minimizando problemas de logística.

Para saber como motivar funcionários em empresas de grande porte, confie suas campanhas a uma empresa com know how em incentivo, engajamento e fidelização e que possua metodologia relevante e diferenciada para te ajudar em todo o processo, desde a criação até a entrega dos prêmios/benefícios.

Conclusão

Saber como motivar funcionários em empresas de grande porte é um desafio diante da diversidade e do amplo número de pessoas com diferentes habilidades e experiências.

Entendendo que motivação é fruto de incentivo e engajamento, saber como motivar funcionários é pensar em ações que os mantenham satisfeitos e felizes.

Qualquer empresa sabe, teoricamente, como motivar funcionários, mas na prática vive-se um grande desafio, em virtude da complexidade da operação e logística de uma campanha.

Conheça a metodologia da Vertem e tenha muito sucesso em suas campanhas.

Compartilhe esse artigo com seu time!

COMPARTILHE EM