Skip links

Estratégias para a Black Friday: maneiras de potencializar as vendas

A Black Friday representa um dos momentos mais importantes no calendário de varejo global, com oportunidades únicas para as empresas impulsionarem as vendas e aproximarem a relação com os clientes.

Uma pesquisa revelou um crescimento de 32,2% na expectativa de compra durante a Black Friday para 2023, deixando ainda mais evidente a necessidade das empresas estarem preparadas para atender a essa demanda.

Criar estratégias para a Black Friday é fundamental para obter sucesso não apenas durante o período intenso de compras, mas também nos meses posteriores. 

Neste artigo, vamos explorar 5 estratégias fundamentais que vão ajudar a sua empresa a potencializar as vendas durante o período, olhando também para o sucesso dos meses seguintes. 

5 estratégias para a Black Friday:

1. Segmentação de clientes para ofertas personalizadas

É muito comum que as empresas lancem ofertas em massa para atrair a maior quantidade de pessoas possível. Porém, é importante lembrar que os clientes são diversos e possuem necessidades de compra diferentes.

Segmentar os clientes em grupos é uma estratégia essencial para otimizar os esforços de marketing. Para isso, é importante analisar sob três principais perspectivas:

  • Análise de dados demográficos: essa análise engloba informações de clientes como idade, gênero, localização geográfica, entre outras. Ao compreender esses elementos, você pode realizar comunicações e ofertar de forma mais direcionada, aumentando a efetividade.

  • Estudos de comportamento do cliente: observar e entender como os clientes interagem com a sua empresa é fundamental. Isso inclui o rastreamento de padrões de compra, preferências de produtos, canais de compra preferidos e feedback dos consumidores.

  • Análise RFM (Recência, Frequência e Valor Monetário): esse método avalia a Recência (quando foi a última compra), Frequência (com que frequência o cliente compra) e o Valor Monetário (quanto gasta). Classificar os clientes com base nesses critérios ajuda a identificar os clientes mais valiosos, que podem receber ofertas e incentivos de fidelização direcionados.

A estratégia de segmentação de clientes permite criar comunicações e ofertas personalizadas que correspondem às preferências de cada perfil, aumentando as chances de engajamento e conversão nesse período. 

Um caso de sucesso muito interessante sobre isso, são as estratégias que a Nivea, marca internacional de cuidado da pele, utiliza para lançamento de novos produtos. Em cada país, a estratégia da marca é diferente justamente para corresponder às necessidades da região. 

2. Explore o poder das redes sociais para vender mais

75% das pessoas usam as redes sociais para pesquisar sobre produtos e serviços, segundo um estudo realizado pela All In

Sendo assim, é fundamental aproveitar plataformas de redes sociais online  para criar expectativas e engajar os clientes de maneira significativa. Você pode compartilhar teasers instigantes, prévias exclusivas de produtos ou serviços, descontos e claro, realizar interações diretas com os seus clientes.

Além disso, a criação de conteúdo relevante e que ajude seu público a tomar decisões de compra também é uma alavanca poderosa para o sucesso das vendas durante a Black Friday. Um exemplo disso, é produzir artigos ou posts detalhando as especificações técnicas dos produtos em promoção, deixando seus consumidores mais informados sobre o que estão buscando. 

3. Recompensas para gastos mínimos

Ao oferecer recompensas a partir de um valor mínimo de compra, a satisfação e lealdade dos seus clientes tende a aumentar, gerando maior valor de compra e recorrência. 

Você pode ofertar vantagens exclusivas como brindes personalizados, mecânicas de “comprou ganhou” ou frete grátis a partir de um valor mínimo.

Com essa estratégia, além de aumentar a percepção de valor dos clientes em relação aos seus produtos e serviços, sua empresa não fica refém apenas dos clássicos descontos e pode oferecer uma experiência ainda mais vantajosa. 

4. Ofertas exclusivas para clientes fiéis

Ofertas exclusivas para os clientes que já compram com recorrência na sua empresa é uma excelente forma de demonstrar apreço pela fidelidade e incentivar a fazer mais compras durante a Black Friday. Essas ofertas podem incluir descontos adicionais, brindes exclusivos, programas de fidelidade ou acesso antecipado às promoções. 

Ao priorizar os clientes fiéis, as empresas fortalecem o vínculo, promovendo compras repetidas e aumentando a probabilidade de que eles se tornem defensores da marca. Que tal utilizar a estratégia de envio de emails com seus grupos de clientes?

5. Otimize o site da sua empresa para clientes que buscam no Google

93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de comprar, segundo o site do E-commerce Brasil

Otimizar o site da sua empresa não só aumenta as chances dela ser encontrada por potenciais clientes, mas também proporciona uma experiência mais agradável para quem está buscando conteúdos relacionados aos seus produtos e serviços. 

Para otimizar seu site, é fundamental investir em estratégias de otimização de mecanismos de busca (SEO). Isso implica em escolher palavras-chave relevantes, otimizar as meta descrições e títulos das páginas, além de garantir que seu site seja responsivo e carregue rapidamente. 

Essas ações aumentam a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa, tornando mais provável que os clientes encontrem sua empresa quando pesquisarem por produtos ou serviços relacionados. 

E depois da Black Friday, como continuar tendo sucesso nas vendas?

As estratégias para a Black Friday não precisam parar! A famosa data de ofertas e descontos representa grande visibilidade e vendas intensas, mas o diferencial para o sucesso das empresas está em manter e nutrir o relacionamento com os clientes conquistados durante esse período.

Com a concorrência cada vez mais intensa, é fundamental adotar uma abordagem de longo prazo, visando à fidelização do cliente, o engajamento contínuo e à construção de uma base sólida de compradores.

Um estudo realizado pela ABEMF (Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização) revela que mais de 80% das pessoas participam de programas de fidelidade. 

Mas como criar um programa de fidelidade na sua empresa?

Existem alguns modelos bastante usuais para os programas de fidelidade que a sua empresa pode seguir e potencializar as estratégias para a Black Friday:

  • Acúmulo de pontos: o cliente ganha pontos quando efetua uma compra e pode ir acumulando até alcançar uma quantidade para resgatar a recompensa.

  • Níveis de recompensa: quanto mais o cliente compra, melhores serão as recompensas.

  • Rede de recompensas: o cliente pode resgatar a recompensa em empresas parceiras.

  • Cashback: a cada compra, o cliente poderá receber um percentual de cashback para utilizar em futuras compras.

Para cada um desses modelos, é importante que as empresas tenham uma estratégia bem desenhada e implemente da forma correta. Nesse sentido, explicamos quais são os 8 maiores erros cometidos pelas empresas durante os programas de fidelidade

Conclusão

Estratégias para a Black Friday bem desenhadas podem potencializar as vendas e estabelecer relações mais próximas com os clientes.  No entanto, não podemos esquecer de cuidar do pós e, assim, nutrir o relacionamento com os clientes conquistados durante as vendas. 

Estratégias de fidelização, como programas de pontos e cashback, desempenham um papel fundamental nessa jornada, permitindo que as empresas construam bases sólidas de clientes leais para o futuro.

Se você deseja implementar um programa de engajamento e fidelização, leia agora sobre “Soluções de incentivo: como a Vertem ajuda as grandes empresas”.

Deixe um comentário